Ao realizar sessões mediadas por tecnologias, recomendamos que considere as seguintes questões de modo a ter e proporcionar a melhor experiência possível aos seus estudantes:
· Não transmita aulas teóricas online
· Redesenhe a “aula”
o Organize o espaço virtual na plataforma
. Por semanas, aulas, temas, tópicos
. Defina um guião do estudante, de modo a que ele saiba o que se espera que ele desenvolva, especificando os objetivos, e definindo o funcionamento do contexto online
. Diversifique os elementos de estudo, usando:
· Leituras
· Vídeos (5-6min de apresentação/ explicação)
· Áudios (curto)
· Atividades/ tarefas (individuais e de grupo)
· Discussões (fórum interpares)
· Avaliações e autoavaliações (testes de correção automática, redações)
. Dê feedback estando “presente” e despoletando a discussão nos espaços criados para o efeito.
o conceba uma sequência de aprendizagem, de modo a facilitar a sua produção, por exemplo:
. Apresentação > leitura recomendada + fórum de discussão > tarefa > feedback;
. Tarefa > conteúdo > fórum + videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;
. Vídeo de apresentação + conteúdo > fórum > auto-avaliação > videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;
. Vídeo curto + conteúdos de suporte > tarefa > fórum + videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;
o Fragmente (dimensão e duração) os conteúdos de modo a possibilitar uma melhor aquisição e um melhor acesso. No caso de apresentações em vídeo, procure não ultrapassar os 5 min de gravação, dividindo os conteúdos por tópicos;
o Evite documentos volumosos para a rede (vídeos, imagens de alta resolução);
o diversifique o uso de ferramentas e conteúdos;
o favoreça a flexibilidade, reduzindo os momentos síncronos (videoconferência), e fazendo uso de comunicação assíncrona - fóruns.
o Use os momentos síncronos para humanizar