Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
home
mapa do site
contactos
   
  imprimir
 
Respondus LockDown Browser 


[Dado não se verificarem atualmente os pressupostos enunciados na Avaliação de Impacto realizada pelo Encarregado de Proteção de Dados da UMinho, a 3 de julho de 2020, a utilização do software Respondus encontra-se suspensa.]



O que é e em que consiste

O Respondus LockDown Browser é um navegador da Web que bloqueia o acesso a toda a informação e aplicações no computador do utilizador onde seja utilizado, com exceção dos recursos definidos pelo docente. Recomenda-se, pois, a sua utilização para realizar remotamente os testes e exames desenvolvidos na plataforma Blackboard, ativando para tal a opção. Esta ferramenta apenas é compatível com ambientes Windows e iOS.

Este navegador convida os estudantes a fecharem todos as aplicações ativas, suscetíveis de comprometer a integridade da prova, impedindo a realização até que o estudante cumpra com estas instruções. O dispositivo do estudante fica bloqueado para outra utilização até que o teste seja submetido. 

Os estudantes não podem recusar-se a usar este software sem apresentar razão válida que o justifique. Nesse caso o docente deverá procurar oferecer uma alternativa. A utilização do software para fins de avaliação cumpre com os requisitos do RGPD, pelo que os estudantes não podem recusar a sua utilização. Este navegador não recolhe informação guardada nos dispositivos dos estudantes.



O que muda na realização da prova pelos estudantes

A resolução da prova é idêntica à de qualquer outra prova realizada com recurso à Blackboard. A única diferença reside no acesso à prova, que é realizada através do Respondus LockDown Browser. 

Os estudantes devem ter acesso às instruções do exame onde será explicitamente referido que a prova será resolvida através do Respondus LockDown Browser.  Os estudantes deverão obrigatoriamente instalar o browser (instalação) para ter acesso à prova. 

Estará disponível aos estudantes, uma UC fictícia, Teste Respondus, que lhes permitirá testar a realização de uma prova recorrendo ao RLB. 

Como utilizar este browser na administração de um teste

Há 2 instruções essenciais: 

1.    Prepare a prova na Blackboard da mesma forma que preparou todas até ao momento. Para ativar o Respondus LockDown Browser na sua prova, 
  • aceda na UC ao Painel de Controlo > Ferramentas da Unidade Curricular > Respondus LockDown Browser
  • Selecione a prova e ative as opções que desejar nas Configurações. 
  Ativar Respondus LockDown Browser  

2.    Alerte os seus estudantes de que a prova recorrerá a esta funcionalidade. Os estudantes devem descarregar e testar com ANTECEDÊNCIA o Respondus LockDown Browser.  As instruções estão disponíveis AQUI




 
© Universidade do Minho - 2022 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por USAAE Símbolo de Acessibilidade na Web D.