Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
home
mapa do site
contactos
   
  imprimir
 
Respondus Monitor 


[Dado não se verificarem atualmente os pressupostos enunciados na Avaliação de Impacto realizada pelo Encarregado de Proteção de Dados da UMinho, a 3 de julho de 2020, a utilização do software Respondus encontra-se suspensa.]



Respondus Monitor

O Respondus Monitor é um serviço complementar de vigilância remota de provas por vídeo que usa o Respondus Lockdown Browser, devendo ser exclusivamente usado a distância e não no contexto de sala de aula. 

Através do mesmo, é possível verificar movimentações do estudante durante uma prova e, com a documentação recolhida, ter evidências para inferir do uso de recursos indevidos (outros dispositivos, telefones, calculadoras, livros ou recurso a outros estudantes). O software não executa qualquer comando de notificação ou de encerramento automático de prova dos estudantes. 

O Respondus Monitor realiza capturas automáticas de imagem e armazena-as no seu sistema e, no final duma prova, fornece um relatório de atividade individual por estudante. A partir deste relatório, um docente pode aceder às capturas de imagem para visualizar as situações assinaladas. 

O uso desta ferramenta exige uma webcam interna ou externa por parte de cada estudante ativada pelo Respondus Monitor. 

Os estudantes não podem recusar-se a usar este software sem apresentar razão válida que o justifique. Nesse caso o docente deverá procurar oferecer uma alternativa. Este navegador não recolhe informação guardada nos dispositivos dos estudantes.

O armazenamento das imagens é realizado centralmente em servidores da Respondus e fica disponível durante 1 ano findo o qual é apagado automaticamente.



O que muda na realização da prova pelos estudantes 

A resolução da prova é idêntica à de qualquer outra prova realizada com recurso à Blackboard. A diferença reside no browser usado para a prova, e na sequência de etapas de verificação, no final das quais poderão iniciar a prova. 

Recomenda-se que: 
  • os estudantes acedam à plataforma da prova com 15 ou mais minutos de antecedência a fim de completarem os testes e resolverem alguma situação inesperada;
  • que os vigilantes estejam disponíveis para prestar apoio 30 minutos antes da hora da prova. 

Como preparar a prova para poder utilizar este recurso

Há 2 instruções essenciais: 

1.    Prepare a prova na Blackboard da mesma forma que preparou todas até ao momento. Para ativar o Respondus Monitor, deverá ter em primeiro lugar ter ativado o LockDown Browser para a sua prova, 
  • aceda na UC ao Painel de Controlo > Ferramentas da Unidade Curricular > Respondus LockDown Browser
  • Selecione a prova e ative as opções que desejar nas Configurações. 
  Ativar Respondus LockDown Browser  

2.    Alerte os seus estudantes de que a prova recorrerá a esta funcionalidade. Os estudantes devem descarregar e testar com ANTECEDÊNCIA o Respondus LockDown Browser& Monitor.  As instruções estão disponíveis AQUI

Como agir se um estudante alegar que não possui webcam

Estando o aluno informado antecipadamente do uso desta ferramenta, deverá contatar o docente responsável para resolver a situação.

Que área deve ser abrangida pela webcam

A captação de imagem e de som em locais privados é tema sensível e regulamentado em RPGD. Na Universidade do Minho, os docentes que pretendam utilizar esta funcionalidade, podem optar por exigir aos estudantes a utilização do Respondus Monitor para testes ou exames remotos. Os requisitos para utilização devida de captação de imagem implicam o posicionamento da câmara de forma alcançar a área mínima necessária do espaço onde fará o exame. O estudante deverá evitar ter material sensível exposto na área de alcance da câmara. Não deverão ser recolhidos registos sonoros das áreas onde o estudante realiza a prova.  

A utilização do software para fins de avaliação cumprirá com os requisitos do RGPD, pelo que os estudantes não podem recusar a sua utilização. 

Como verificar a existência de comportamento indevido

Terminada uma prova ou exame, os docentes devem rever o relatório da sessão para verificar a existência de movimentos indiciadores de comportamento indevido. Este relatório poderá demorar cerca de 12h a ser disponibilizado. A decisão sobre comportamentos irregulares cabe ao docente, com base na recomendação da aplicação. 

Recomenda-se que uma decisão de comportamento irregular seja tomada apenas após esclarecimento junto do estudante. 




 
© Universidade do Minho - 2022 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por USAAE Símbolo de Acessibilidade na Web D.