Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
home
mapa do site
contactos
   
  imprimir
 


Formação pedagógico-didática de docentes da UMinho
Um projeto de reflexão e partilha de experiências

A formação pedagógico-didática dos docentes universitários tem vindo a constituir-se como preocupação crescente das instituições de ensino superior, IES. É hoje cada vez mais requerido aos docentes a posse de competências pedagógicas, que vão para além das suas competências científicas e técnicas, em resultado, entre outros aspetos, da crescente diversificação de públicos e percursos educativos e da progressiva adoção de novos modelos de ensino e de aprendizagem. Esta orientação encontra acolhimento substantivo e validação em múltiplos projetos que vão sendo desenvolvidos e/ou nas posições dos organismos europeus de promoção e validação da qualidade das instituições de ensino superior. A importância desta dimensão da docência está expressa na Declaração Mundial sobre a Educação Superior (1998), tendo conhecido continuidade na Declaração de Bolonha (1999). 

É com base no reconhecimento de que a formação de professores do ensino superior tem de passar também pela componente pedagógico-didática que algumas instituições têm vindo a realizar iniciativas de atualização pedagógica, que se constituem em importantes espaços de reflexão sobre a docência. Entendemos, contudo, que esta formação não deve ser entendida apenas no sentido lato de aquisição de conhecimentos teóricos ou modelos de ação, podendo (e devendo) incluir também a partilha de experiências e de maneiras diferentes de pensar e intervir no processo de ensino e aprendizagem. Esta é a visão que pretendemos desenvolver neste projeto. Que pretende envolver o corpo docente da UMinho num ciclo de iniciativas de formação e autoformação, dinamizadas por colegas de diferentes UOEI, que acederam a partilhar as suas experiências e reflexões pedagógicas, mas também de colegas de outras instituições, nomeadamente da Universidade do Porto e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mais do que oferecer “ações de formação”, este projeto pretende constituir-se como um fórum de apresentação e debate de modos de fazer, envolvendo colegas que naturalmente transportam visões e desenvolvem práticas pedagógicas diferenciadas. 

 
© Universidade do Minho - 2019 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por GAE Símbolo de Acessibilidade na Web D.