Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
home
mapa do site
contactos
   
  imprimir
 



Conceito

Cinco espaços, um conjunto de pessoas e recursos aliados à vontade de dinamizar a região em torno das tecnologias de informação, do conhecimento e da inovação foi o mote para o arranque da Rede Casas do Conhecimento (RCdC), um projecto co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte “ O Novo Norte”.

Quatro municípios, Fafe, Paredes de Coura, Vieira do Minho e Vila Verde, em parceria com a Universidade do Minho e o Centro de Computação Gráfica pretendem implementar infra-estruturas físicas, tecnológicas e humanas que permitam dinamizar a Sociedade do Conhecimento e inovação na região, desenvolvendo actividades que proporcionem os seus benefícios ao maior número possível de cidadãos, promovendo simultaneamente o combate à info-exclusão e às assimetrias digitais.

As cinco “Casas do Conhecimento” representam os canais pelo qual as autarquias e a universidade procuram sensibilizar e envolver o cidadão em desafios como a inovação, a aprendizagem, a criatividade, a experimentação tecnológica e o conhecimento, dinamizando as comunidades locais como meio para potenciar o desenvolvimento económico e social e desenvolver o empreendedorismo de base local.

http://www.casasdoconhecimento.pt/

A Universidade do Minho

A Universidade do Minho assume um papel mobilizador na Rede Casas do Conhecimento, um parceiro ativo também com uma função de suporte às infraestruturas e iniciativas das CdCs.

Através da Rede, a Universidade do Minho pretende estar mais próxima das autarquias e consequentemente dos cidadãos, contribuindo através dos seus recursos materiais e humanos para o desenvolvimento local das regiões, procurando incentivar a investigação e a inovação destes municípios. A Universidade do Minho pretende ser uma aliada nos projectos inovadores dos municípios e contribuir para a realização dos mesmos.

Espera-se que as CdC se transformem em veículos de presença e/ou extensão da UM junto da população, e instrumentos de facilitação das relações da Universidade do Minho com as Câmaras Municipais.

Deste modo, e através do Gabinete de Apoio ao Ensino (GAE) da Universidade do Minho a Rede terá apoio:

•Na gestão e exploração de serviços eletrónicos de apoio à implementação das atividades;
•No planeamento e desenvolvimento de ações de formação destinada aos intervenientes do projeto;
•No apoio ao desenvolvimento de projetos de ensino à distância, nas suas diferentes modalidades.
•Na dinamização e divulgação interna (UM) das atividades desenvolvidas pela rede CdC.
•No planeamento, desenvolvimento e acompanhamento de atividades de ensino e investigação da UMinho que possam ser partilhadas e/ ou desenvolvidas nas Casas de Conhecimento. (Exemplo: Pós-Graduações; Cursos de Especialização; Conferências etc…)
•No apoio à captação de projetos ou iniciativas desenvolvidas nos vários departamentos da UMinho e que possam ser partilhados nas CdC.


 
© Universidade do Minho - 2019 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por GAE Símbolo de Acessibilidade na Web D.