Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
home
mapa do site
contactos
   
  imprimir
 
Respondus LockDown Browser e Respondus Monitor 


[Dado não se verificarem atualmente os pressupostos enunciados na Avaliação de Impacto realizada pelo Encarregado de Proteção de Dados da UMinho, a 3 de julho de 2020, a utilização do software Respondus encontra-se suspensa.]


O que é

Se lhe foi solicitada a utilização do Respondus Lockdown Browser (RLB) para realizar um teste ou exame online, estas indicações podem ser-lhe úteis.

O RLB é um browser um pouco diferente dos demais (Chrome, Safari, Firefox, …) pois a sua função é impedir que use outros recursos, recorra a outras aplicações no seu dispositivo ou visite outras páginas enquanto estiver a utilizá-lo. São várias as instituições de ensino superior internacionais que recorrem ao uso do RLB com a perspetiva de aumentar a aceitabilidade e a autenticidade dos resultados dos seus exames. Na verdade, ao fazer com que todos os estudantes realizem uma prova nas mesmas condições, o RLB contribui para a confiança que todos têm nos resultados da mesma.

Esta ferramenta apenas é compatível com ambientes Windows e macOS.

Pode encontrar instruções para obter e instalar o RLB AQUI

Instale o RLB com antecedência para compreender e experimentar como funciona. Aceda à Blackboard, e na UC Teste Respondus, aceda ao exame que lhe permitirá testar num ambiente fictício a realização de um exame através do RLB.

Terms of use LockDown Browser

Avaliação de impacto

Como funciona

Verificará que, quando é aberto, o RLB lhe solicita que encerre algumas aplicações que tem em funcionamento, nomeadamente as que lhe permitem realizar impressões, consultar informação ou comunicar através do dispositivo. Pode optar por encerrar as aplicações ou solicitar ao RLB que as encerre por si. Se não o fizer, não será possível aceder à Blackboard e consequentemente à sua prova.

Uma vez encerrados os demais programas, o RLB prossegue para a página de login da Blackboard. Deverá fazer o seu login da forma habitual e localizar o exame da UC em avaliação. Lembre-se que, quando iniciar o seu exame, será impossível utilizar outras aplicações no seu dispositivo. Quando terminar o exame, pode encerrar o RLB e regressar ao uso habitual do seu dispositivo.

Respondus Monitor

É possível que também seja necessária a utilização de uma webcam com o RLB, através do Respondus Monitor, o que permite a realização de vigilância automática através da câmara. Este recurso, torna possível realizar o exame num ambiente que lhe seja confortável e ainda que estudantes em diferentes partes do mundo possam realizar o mesmo exame. 

A câmara faz o registo da sua realização da prova, para visualização posterior dos docentes, caso considerem necessário.

Posicione-se de forma a que as imagens recolhidas pela sua webcam não revelem elementos que não pretende exibir, tal como determinado legalmente e pela Universidade do Minho.

Procure desligar o microfone do seu computador.

Quando aceder à sua prova, a utilização da câmara com o RLB será automática e não pressupõe nenhuma ação da sua parte. Para assegurar que a webcam funciona, a realização de uma prova é precedida por um conjunto de verificações técnicas automáticas, que garantirão que está tudo a postos com os seus dispositivos. Pode ser necessária a apresentação do seu cartão de estudante. Na eventualidade de esta etapa não ser bem-sucedida, verifique junto do docente responsável as alternativas ao seu dispor. 

Quando o exame iniciar, não se preocupe com a câmara. Concentre-se na realização do exame. Quando o exame terminar, a webcam desligar-se-á automaticamente.

O RLB não extrai qualquer informação do seu dispositivo.

Terms of use Monitor



 
© Universidade do Minho - 2022 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por USAAE Símbolo de Acessibilidade na Web D.