Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
home
mapa do site
contactos
   
  imprimir
 
voltar 
Estratégias eficazes de ensino para turmas
grandes

Número de vagas: 80
Duração: 3 horas
11 de Julho de 2016 - Sala A0.03 da ECS
  Estratégias eficazes de ensino para turmas <br>grandes
 

Formadores:

Manuel João Costa
Coordenador da Unidade de Educação Médica
Escola de Ciências da Saúde
Universidade do Minho 


Nota Biográfica
Responsável pelo programa de formação para a docência da Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Minho. Dinamiza ações de formação para docentes do ensino superior no país, principalmente sobre formas inovadoras de desenvolver atividades em salas de aula, bem como sobre princípios gerais e instrumentos de avaliação. Internacionalmente, organizou e dinamizou formações relacionadas com o envolvimento dos estudantes nas escolas médicas e sobre estratégias promotoras de sucesso em estudantes com dificuldades académicas.
Frequenta regularmente cursos de formação no contexto de eventos internacionais de educação médica.

Fernanda Marques
Escola de Ciências da Saúde
Universidade do Minho 

Nota Biográfica
Leciona unidades curriculares de Sistemas Orgânicos e Funcionais e Moléculas e Células. Coordenadora do módulo sobre Proliferação, Diferenciação e Morte Celular de Moléculas e Células. Leciona conceitos da biologia celular e bioquímica. Tem participado e apresentado trabalhos em congressos nacionais e internacionais em educação médica e Integra o grupo de dinamização de formação relacionada com Team Based Learning na Escola de Ciências da Saúde da UMinho.


João Carlos Sousa
Escola de Ciências da Saúde
Universidade do Minho 

Nota Biográfica
Leciona Bioquímica, a turmas de 40 a 130 alunos com recurso a estratégias diversas de aprendizagem activa, em 4 unidades curriculares do Mestrado em Medicina da ECS. Leciona competências laboratoriais a alunos de medicina. Frequenta regularmente cursos de formação no contexto de eventos de educação médica.

Nuno Osório
Escola de Ciências da Saúde
Universidade do Minho 

Nota Biográfica
Leciona Biologia Molecular e Celular em duas unidades curriculares (UCs) do mestrado em Medicina da ECS, UMinho. Nestas UCs, é responsável pelos exames de competências laboratoriais tendo a seu cargo o treino de avaliadores e o desenho de instrumentos de avaliação para exames observacionais de laboratório em turmas com mais de 100 alunos. Dinamiza ações de formação para professores do ensino universitário e não-universitário sobre avaliação de competências laboratoriais. Frequenta regularmente cursos de formação no contexto de eventos de educação médica. 

Objetivo geral
- Contacto com estratégias validadas empiricamente.
- Esclarecimento de dúvidas.
- Contacto com exemplos.
- Fomentar a confiança com o trabalho com turmas grandes.

Metodologia

- Tomarão contacto com estratégias eficazes usadas em diferentes áreas do conhecimento para ensinar turmas grandes.

- Discutirão exemplos de estratégias que levam os estudantes a motivar-se e a preparar-se para a aula, a comparecer e a envolver-se na discussão.
- Apresentarão as suas dificuldades e as suas estratégias para lidar com turmas grandes.
- Reflectirão sobre as suas dificuldades em ensinar turmas grandes e encontrarão sugestões para ultrapassá-las.
- Identificarão aspetos chave necessários para garantir a eficácia do ensino de turmas grandes.
- Serão desafiados a definir as vantagens de trabalhar com turmas grandes.
- Vislumbrarão com maior clareza o que podem fazer nas suas aulas sem grande custo e com bastante proveito.

FASE 1:

- Auscultar participantes sobre viabilidade de aplicarem algumas sugestões apresentadas;
- Listar os princípios essenciais de:
Organização eficaz do curriculum.
Organização de atividades.
Avaliação (sumativa e feedback).
Participação dos estudantes.
- Fechar respostas aos problemas identificados na FASE 1.

FASE 2

- Docentes de áreas científicas diferentes do curso de medicina partilham a sua experiência;
- Síntese comparada.

FASE 3:

- Auscultar participantes sobre viabilidade de aplicarem algumas sugestões apresentadas;

- Listar os princípios essenciais na base de:
Organização eficaz do curriculum.
Organização de actividades.
Avaliação (sumativa e feedback).
Participação dos estudantes.
- Fechar respostas aos problemas identificados na FASE 1.

 
voltar 
 
© Universidade do Minho - 2024 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por USAAE Símbolo de Acessibilidade na Web D.