Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
home
mapa do site
contactos
   
  imprimir
 
voltar 
Bons professores, melhores alunos,
excelentes resultados: o papel das
competências interpessoais no ensino
universitário

Número de vagas:20
Duração:6 horas
7 de Julho de 2016 - Sala CP2/210
  Bons professores, melhores alunos, <br>excelentes resultados: o papel das <br>competências interpessoais no ensino <br>universitário
 

Formador:

Teresa Freire
Departamento de Psicologia Aplicada
Escola de Psicologia
Universidade do Minho

Nota Biográfica

- Coordena o Projeto Tutorias por Pares, na Universidade do Minho, objetivado para a promoção da integração e envolvimento dos alunos no contexto universitário.
- Coordena o Grupo de Investigação: Desenvolvimento Positivo e Funcionamento Ótimo, do Centro de Investigação em Psicologia, da Escola de Psicologia, onde desenvolve investigação e intervenção empiricamente validada, elaborando e implementando Programas de Intervenção Psicológica em Jovens, Pais e outros Adultos.
- Integra a Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APSI), sendo Presidente da Assembleia Geral.
- Leciona unidades curriculares de Atendimento Psicológico, Relacionamento e Competências Interpessoais.
- Supervisiona diversas teses de Mestrado e Doutoramento.
- Integra o corpo editorial da Revista: "Coaching: An International Journal of Theory, Research and Practice, e publicou em co-autoria (Jonathan Passmore, David Peterson, & Teresa Freire) o livro "The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Coaching and Mentoring".

 

Contexto & Ideia

- Complexidade social do contexto universitário, focalização na excelência da formação universitária, e suas consequências ao nível do desenvolvimento pessoal, interpessoal e profissional.

- Motivação e rentabilização de novas abordagens na docência universitária e consequentes benefícios no processo de formação académica.

- Estratégias e competências interpessoais num contexto de formação que é relacional (professor-aluno).

- Estratégias de optimização e promoção de competências de aprendizagem simultaneamente promotoras de conhecimento científico, complexidade pessoal e interpessoal, envolvimento e desafio, bem-estar e satisfação.

 

Objetivos

- Refletir sobre parâmetros de eficácia no processo de formação entre professores e alunos;

- Analisar o contexto de aprendizagem à luz de abordagens atuais sobre a promoção de competências, forças pessoais, e comportamentos pró-ativos.

- Aprender e treinar competências pessoais e interpessoais.

- Aprender e treinar o planeamento de atividades individuais e grupais promotoras de aprendizagem, fazendo uso de recursos pessoais e interpessoais.

- Relacionar aprendizagem, envolvimento, realização, entusiasmo e competência.

 

Metodologia

- Cada um dos módulos desta formação integra partes mais conceptuais e outras mais práticas e aplicadas, sempre suportadas na investigação empírica.

- Serão utilizados vários tipos de atividades, de cariz individual e de grupo, para dinamizar as sessões: reflexão, discussão, planeamento, avaliação, e treino efetivo de competências.

- Será rentabilizada a diversidade de formações dos docentes presentes no grupo de formação, como forma de ilustrar os vários conteúdos abordados.


 
voltar 
 
© Universidade do Minho - 2024 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por USAAE Símbolo de Acessibilidade na Web D.