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Internacionalização e multilinguismo no ensino
superior: desafios, princípios e práticas
pedagógicas

Número de vagas: 20
Duração: 6 horas
11 de Julho de 2016 - Sala CP2/206
  Internacionalização e multilinguismo no ensino <br>superior: desafios, princípios e práticas <br>pedagógicas
 

Formadores

Maria Alfredo Moreira
Instituto de Educação
Universidade do Minho  

Nota Biográfica
Professora de Didática das Línguas Estrangeiras desde 1991. Membro do projeto europeu The Challenges of the Multilingual and Multicultural Learning Space (IntlUni, http://intluni.eu), 2012-2015. Desde 2000 que tem participado em projetos de investigação sobre a Pedagogia no Ensino Superior e Formação de Formadores/ Supervisores, tendo várias publicações nacionais e internacionais sobre estes temas. Colaborou em projetos da UNICEF e Erasmus no âmbito da formação de professores e de educação em línguas (segundas e estrangeiras) em contextos internacionais.

Joanne Paisana
Diretora da Licenciatura Línguas e Literaturas Europeias 
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho 

Nota Biográfica
Coordenadora local do projeto europeu The Challenges of the Multilingual and Multicultural Learning Space (IntlUni, http://intluni.eu), 2012-2015. Apresentou várias comunicações em conferências nacionais e internacionais sobre este projeto. Colaborou no Projeto de Desenvolvimento do Currículo do 3º Ciclo da Educação Básica em Timor-Leste. Exerceu a função de vogal no Centro de Línguas BabeliUM, sendo responsável pelas línguas estrangeiras.

Contexto & Ideia

A proposta de formação decorre da participação das formadoras no projeto Comenius "IntlUni - The Challenges of the Multilingual and Multicultural Learning Space in the International University", que decorreu entre outubro de 2012 e setembro de 2015 e que envolveu 38 instituições de ensino superior de 27 países. Este projeto tinha como principais finalidades: (i) identificar critérios de qualidade do ensino e da aprendizagem no espaço europeu multilingue e multicultural e (ii) desenvolver recomendações para a implementação de processos pedagógicos de qualidade neste espaço europeu. Assim, e a partir dos resultados deste projeto, a proposta de formação visa criar um espaço de discussão dos desafios trazidos pelo multilinguismo e multiculturalismo, quer a nível institucional, quer a nível das práticas pedagógicas, usando as recomendações do projeto para ajudar a refletir sobre as respostas que podem ser dadas para promover a integração dos estudantes estrangeiros e o seu sucesso académico.

 

Objetivos

- Identificar desafios institucionais e pedagógicos suscitados pelos processos de internacionalização do ensino superior em Portugal.

- Refletir sobre princípios para a pedagogia no ensino superior em contextos multilingues e multiculturais.

- Analisar situações do quotidiano dos docentes participantes, que podem configurar práticas institucionais/ pedagógicas de sucesso em contextos multilingues e multiculturais.

 

 

Metodologia

Serão desenvolvidas atividades de análise da documentação produzida no âmbito do projeto europeu (Final Report), que apoiará a reflexão sobre os princípios e práticas de sucesso implementadas em instituições europeias, quer a nível institucional (acolhimento e integração dos estudantes estrangeiros), quer a nível pedagógico (processos de ensino e aprendizagem e de avaliação). Outras atividades incluem a identificação de desafios, constrangimentos, problemas, sentidos pelos participantes, bem como a descrição e análise das práticas desenvolvidas nas instituições de pertença dos participantes. As atividades finais visam identificar práticas de sucesso que possam ser partilhadas em grupo e transferíveis para os contextos profissionais dos participantes.

 
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