Formador:
Diana Urbano (PhD)
Departamento de Engenharia Física
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Nota Biográfica
Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Física da FEUP, onde ensina unidades curriculares de Física. Tem um doutoramento em Física Teórica (2001), sendo a sua principal área de interesse a Física Nuclear e das Partículas. Recentemente tem investigado o impacto de métodos ativos e colaborativos de ensino na motivação e envolvimento dos estudantes e no sucesso académico. Tem também desenvolvido trabalhos que estudam os efeitos do uso de tecnologias emergentes, como a Realidade Aumentada e dispositivos hápticos, no ensino universitário e secundário. É presidente do comité nacional de monitorização do IGIP, sociedade internacional para a pedagogia na engenharia. Responsável por um workshop e por um curso de formação para docentes universitários promovidos pela Reitoria da Universidade do Porto em 2015.
Conceito & ideia
Uma grande percentagem dos estudos em ensino/aprendizagem mostram que alunos motivados têm melhor desempenho académico. Muitos desses estudos mostram também que tanto a motivação como o desempenho académico são potenciados por estratégias de ensino em que os estudantes participam ativamente em diferentes tarefas de aprendizagem, de preferências colaborativas. Neste curso faz-se um breve resumo dos métodos de ensino ativos e colaborativos mais usados, e descrevem-se ferramentas para avaliar a motivação e o ganho de conhecimentos.
Objetivos
No final do curso espera-se que os participantes:
· Reflitam sobre as suas práticas de ensino.
· Identifiquem os aspetos da aprendizagem nas suas UC's que gostariam de melhorar.
· Identifiquem um método de ensino ativo e colaborativo que melhor se adequa à sua atividade docente, e decidam qual a melhor forma de o implementar.
· Reconheçam a importância da avaliação da motivação dos estudantes e saibam como implementá-la.
· Saibam como testar o ganho de conhecimentos.
· Reconheçam a importância da existência de conteúdos diversificados que sirvam de apoio ao ensino.
· Se sintam motivados a fazer pequenas alterações às suas práticas de ensino com o objetivo de melhorar a motivação e a aprendizagem.
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