Formadores
Leandro S. Almeida (OPES-UM)
Instituto e Educação
OPES-UM
Universidade do Minho
Contexto & Ideia
- Diversidade de estudantes que acedem ao Ensino Superior (ES), podendo alguns apresentar competências e atitudes académicas nem sempre consentâneas com as exigências do curso;
- Percentagem considerável de estudantes que ingressam no par curso-instituição que não era sua 1ª escolha, assumindo os professores que lecionam no 1º ano um papel relevante na adequação das expectativas;
- Importância do ES representar desafios mas também assegurar apoio a alunos mais fragilizados na sua adaptação.
Objetivos
- Caracterizar os "novos públicos" que acedem ao ES;
- Conhecer as dificuldades mais frequentes na transição e adaptação académica;
- Assumir as aulas como espaço de interação professor-alunos e alunos-alunos que promova o desenvolvimento de competências de estudo-aprendizagem, e a vinculação dos estudantes ao curso e aos colegas.
- Apresentação de alguns dados estatísticos nacionais e da UMinho para análise, em grupo, da população discente;
- Reflexão em pequenos grupos sobre fatores pessoais e institucionais que facilitam ou dificultam a integração e sucesso académicos dos estudantes do 1º ano;
- Elaboração e simulação de medidas, em pequenos grupos, que rentabilizem as aulas e demais atividades curriculares para a integração e envolvimento académico dos estudantes.
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