Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
home
mapa do site
contactos
   
  imprimir
 
voltar 
Como acompanhar alunos em trabalhos de
projeto

Número de vagas: 20
Duração: 3 horas
6 de Julho de 2016 - Sala CP2/206
  Como acompanhar alunos em trabalhos de <br> projeto
 
Formador:
José Paulo Cravino
Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia
e Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia - CIDTFF
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Nota Biográfica
Doutorado em Física/Didática da Física. Os seus principais interesses de investigação situam-se na área da Didática das Ciências e Tecnologia (do ensino básico ao superior) e na formação e desenvolvimento profissional de professores de todos os níveis de ensino.
Participou em vários projetos de investigação financiados, nomeadamente relacionados com a qualidade do ensino no Ensino Superior (POCTI/CED/36466/99-00: Formação em Ciências e seu Ensino em contextos do Ensino Superior - Avaliar e Intervir para melhorar a sua Qualidade; POCI/C/04.01.02/090/0001/2006: Conceptualização, implementação e avaliação de estratégias promotoras do Sucesso Escolar no Ensino Universitário nas áreas de Ciências e Engenharias).
É responsável por ações de formação acreditadas para professores do Ensino Básico e Secundário.

Conceito & Ideia

Esta formação é centrada na discussão de estratégias e troca de experiências entre os participantes, com o objetivo de melhorar o modo como os docentes fazem o acompanhamento dos alunos durante a realização de trabalhos de projeto.
Embora se pretenda tratar este assunto de modo transversal a ciclos de estudo e disciplinas, a discussão incidirá essencialmente sobre projetos no âmbito de 1º e 2º ciclos de estudo.

Serão abordadas as diferentes fases de desenvolvimento de um projeto:
1. Definição da ideia ou tema do projeto
2. Plano de ação
3. Execução e monitorização do projeto
4. Produto final do projeto
5. Apresentação ou discussão do projeto

Objetivo

Tópicos
Algumas questões a discutir:
1. Quem deve propor a ideia ou tema para o projeto: o professor ou o(s) aluno(s)?
2. Como definir o produto final que deve resultar do projeto?
3. Questões centrais sobre a planificação da execução do projeto: dificuldade do tema e estimativas de tempo de trabalho.
4. Como monitorizar e dar feedback sobre a execução do projeto ao longo do tempo?
5. Produção e submissão do produto final: prever a possibilidade de melhorar e ressubmeter?
6. No final: apresentar ou discutir o projeto?
 
voltar 
 
© Universidade do Minho - 2024 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por USAAE Símbolo de Acessibilidade na Web D.