Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
home
mapa do site
contactos
   
  imprimir
 
voltar 
Como aprendemos e como podemos
ajudar a aprender: Uma
Abordagem Muito Prática Para Professores

Número de vagas: 120
Parte 1 - Como aprendemos
Parte 2 - Como podemos ajudar a aprender
8 de Junho de 2017 - Escola de Medicina

Clique para se Inscrever
  Como aprendemos e como podemos<br>  ajudar a aprender: Uma<br> Abordagem Muito Prática Para Professores
 

Programa do curso

Como Aprendemos e Como Podemos Ajudar a Aprender: Uma Abordagem Muito Prática Para Professores

Compreendemos cada vez melhor o modo fascinante como o nosso cérebro funciona. Neste curso, vamos perceber de que modo podemos utilizar este conhecimento das neurociências para promover a aprendizagem e o raciocínio dos nossos alunos.

Parte 1: Como Aprendemos

09.00h

Introdução

09.15h

A neurociência da aprendizagem: memória, decisão, capacidades motoras

10.15h

Neuropausa 1: na mente do professor

10.45h

Café

11.15h

Ligações perigosas: stress e aprendizagem

12.00h

Cativando o aluno: atenção, emoção e motivação

 

Parte 2: Como Podemos Ajudar a Aprender

14.00h

Introdução

14.15h

Aprendizagem baseada na neurociência: um guia muito prático

15.15h

Desenvolvimento do raciocínio e capacidade de resolução de problemas

15.45h

Neuropausa 2: neuromitos

16.00h

Café

16.30h

Mini-workshop: como podemos ajudar a aprender

17.45h

Fim dos trabalhos

 

Formadores

João Carlos Sousa é Professor Associado na Escola de Medicina da Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação centram-se no papel do meio externo na modulação da proliferação de células progenitoras neuronais utilizando a zona subventricular, o líquido cefalorraquidiano e o plexo coróide como interface entre a periferia e o sistema nervoso central. Leciona Bioquímica, a turmas de 40 a 130 alunos com recurso a estratégias diversas de aprendizagem activa, em 4 unidades curriculares do Mestrado em Medicina da ECS.

João José Cerqueira é Professor Associado de Neurologia na Escola de Medicina da Universidade do Minho e director do curso de Medicina. Os seus interesses de investigação são a exploração dos mecanismos subjacentes ao declínio cognitivo numa variedade de situações, desde stress e idade até à esclerose múltipla, e estratégias para o melhorar.

Pedro Morgado é Professor Auxiliar de Psiquiatria e Vice-Presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho. A sua investigação foca-se na base neuronal dos processos de tomada de decisão, explorando as interações entre o stress crónico e as doenças neuropsiquiátricas.

Vitor Hugo Pereira é Professor Auxiliar de Cardiologia na Escola de Medicina da Universidade do Minho e director do Laboratório de Aptidões Clínicas. Os seus interesses de investigação centram-se na relação entre o cérebro e o sistema cardiovascular.
 
voltar 
 
© Universidade do Minho - 2024 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por USAAE Símbolo de Acessibilidade na Web D.