Programa do curso
Como Aprendemos e Como Podemos Ajudar a Aprender: Uma Abordagem Muito Prática Para Professores
Compreendemos cada vez melhor o modo fascinante como o nosso cérebro funciona. Neste curso, vamos perceber de que modo podemos utilizar este conhecimento das neurociências para promover a aprendizagem e o raciocínio dos nossos alunos.
Parte 1: Como Aprendemos
09.00h
|
Introdução
|
09.15h
|
A neurociência da aprendizagem: memória, decisão, capacidades motoras
|
10.15h
|
Neuropausa 1: na mente do professor
|
10.45h
|
Café
|
11.15h
|
Ligações perigosas: stress e aprendizagem
|
12.00h
|
Cativando o aluno: atenção, emoção e motivação
|
Parte 2: Como Podemos Ajudar a Aprender
14.00h
|
Introdução
|
14.15h
|
Aprendizagem baseada na neurociência: um guia muito prático
|
15.15h
|
Desenvolvimento do raciocínio e capacidade de resolução de problemas
|
15.45h
|
Neuropausa 2: neuromitos
|
16.00h
|
Café
|
16.30h
|
Mini-workshop: como podemos ajudar a aprender
|
17.45h
|
Fim dos trabalhos
|
Formadores
João Carlos Sousa é Professor Associado na Escola de Medicina da Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação centram-se no papel do meio externo na modulação da proliferação de células progenitoras neuronais utilizando a zona subventricular, o líquido cefalorraquidiano e o plexo coróide como interface entre a periferia e o sistema nervoso central. Leciona Bioquímica, a turmas de 40 a 130 alunos com recurso a estratégias diversas de aprendizagem activa, em 4 unidades curriculares do Mestrado em Medicina da ECS.
João José Cerqueira é Professor Associado de Neurologia na Escola de Medicina da Universidade do Minho e director do curso de Medicina. Os seus interesses de investigação são a exploração dos mecanismos subjacentes ao declínio cognitivo numa variedade de situações, desde stress e idade até à esclerose múltipla, e estratégias para o melhorar.
Pedro Morgado é Professor Auxiliar de Psiquiatria e Vice-Presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho. A sua investigação foca-se na base neuronal dos processos de tomada de decisão, explorando as interações entre o stress crónico e as doenças neuropsiquiátricas.
Vitor Hugo Pereira é Professor Auxiliar de Cardiologia na Escola de Medicina da Universidade do Minho e director do Laboratório de Aptidões Clínicas. Os seus interesses de investigação centram-se na relação entre o cérebro e o sistema cardiovascular. |