Universidade do MinhoUnidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação    
 
  Universidade do Minho
www.usaae.uminho.pt
 
imprimir   fechar
 



TRANSFORMAÇÃO DIGITAL


Ao realizar sessões mediadas por tecnologias, recomendamos que considere as seguintes questões de modo a ter e proporcionar a melhor experiência possível aos seus estudantes:

 

·      Não transmita aulas teóricas online

·      Redesenhe a “aula”

o   Organize o espaço virtual na plataforma

.  Por semanas, aulas, temas, tópicos

.  Defina um guião do estudante, de modo a que ele saiba o que se espera que ele desenvolva, especificando os objetivos, e definindo o funcionamento do contexto online

.  Diversifique os elementos de estudo, usando:

·      Leituras

·      Vídeos (5-6min de apresentação/ explicação)

·      Áudios (curto)

·      Atividades/ tarefas (individuais e de grupo)

·      Discussões (fórum interpares)

·      Avaliações e autoavaliações (testes de correção automática, redações)

.  Dê feedback estando “presente” e despoletando a discussão nos espaços criados para o efeito.

 

o   conceba uma sequência de aprendizagem, de modo a facilitar a sua produção, por exemplo:

.  Apresentação > leitura recomendada + fórum de discussão > tarefa > feedback;

.  Tarefa > conteúdo > fórum + videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

.  Vídeo de apresentação + conteúdo > fórum > auto-avaliação > videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

.  Vídeo curto + conteúdos de suporte > tarefa > fórum + videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

 

 

o   Fragmente (dimensão e duração) os conteúdos de modo a possibilitar uma melhor aquisição e um melhor acesso. No caso de apresentações em vídeo, procure não ultrapassar os 5 min de gravação, dividindo os conteúdos por tópicos;

o   Evite documentos volumosos para a rede (vídeos, imagens de alta resolução);

o   diversifique o uso de ferramentas e conteúdos;

o   favoreça a flexibilidade, reduzindo os momentos síncronos (videoconferência), e fazendo uso de comunicação assíncrona - fóruns.

o   Use os momentos síncronos para humanizar


 


  © 2025, Universidade do Minho