Esta formação é centrada na discussão de estratégias e troca de experiências entre os participantes, com o objetivo de melhorar o modo como os docentes fazem o acompanhamento dos alunos durante a realização de trabalhos de projeto.
Embora se pretenda tratar este assunto de modo transversal a ciclos de estudo e disciplinas, a discussão incidirá essencialmente sobre projetos no âmbito de 1º e 2º ciclos de estudo.
Serão abordadas as diferentes fases de desenvolvimento de um projeto:
1. Definição da ideia ou tema do projeto
2. Plano de ação
3. Execução e monitorização do projeto
4. Produto final do projeto
5. Apresentação ou discussão do projeto
Tópicos
Algumas questões a discutir:
1. Quem deve propor a ideia ou tema para o projeto: o professor ou o(s) aluno(s)?
2. Como definir o produto final que deve resultar do projeto?
3. Questões centrais sobre a planificação da execução do projeto: dificuldade do tema e estimativas de tempo de trabalho.
4. Como monitorizar e dar feedback sobre a execução do projeto ao longo do tempo?
5. Produção e submissão do produto final: prever a possibilidade de melhorar e ressubmeter?
6. No final: apresentar ou discutir o projeto?