Universidade do MinhoUnidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação    
 
  Universidade do Minho
www.usaae.uminho.pt
 
imprimir   fechar
 
Photo_Christophe-Gower-Unsplash_cut.jpg


Webinars de apoio às ferramentas Blackboard

Estes webinars, têm por objetivo introduzir os docentes ao uso das funcionalidades e ferramentas, presentes na plataforma Blackboard. Para ver os objetivos da sessão, aceda à descrição das sessões após a agenda.

O link da sessão será enviada 1 hora antes do iníco. Inscreva-se nos webinars.

Agenda dos webinars

Dia
  Designação da sessão
Horário
 Duração
Novembro
 
2-nov  quarta-feira Blackboard + Inclusiva  14:30  1 h
3-nov  quinta-feira Criação de Badges  11:00  1 h
 
7-nov  segunda-feira Blackboard - Ferramentas de Avaliação  14:30  1 h
8-nov  terça-feira Blackboard - Ferramentas de Comunicação  11:00  1 h
9-nov  quarta-feira Blackboard - Conteúdos  14:30  1 h
10-nov  quinta-feira Blackboard - Avaliação por pares  11:00  1 h
11-nov  sexta-feira Blackboard - Criação de Testes  14:30  1 h
 
14-nov  segunda-feira Criação de Badges  14:30  1 h
15-nov  terça-feira Sessão de dúvidas  11:00  1 h
17-nov  quinta-feira Estúdio OBS - Produção Autónoma de Filmes  11:00  1 h
18-nov  sexta-feira Produção de filmes educativos - Educast  14:30  1 h
 
21-nov  segunda-feira Blackboard - Conteúdos  11:00  1 h
22-nov  terça-feira Blackboard - Avaliação por pares  14:30  1 h
23-nov  quarta-feira Blackboard - Criação de Testes  11:00  1 h
24-nov  quinta-feira Sessão de dúvidas  14:30  1 h
25-nov  sexta-feira Criação de Badges  11:00  1 h
 
28-nov  segunda-feira Sessão de dúvidas  14:30  1 h
29-nov  terça-feira Estúdio OBS - Produção Autónoma de Filmes  11:00  1 h
30-nov  quarta-feira Produção de filmes educativos - Educast  14:30  1 h
 
Dezembro
 
5-dez  segunda-feira Infraestruturas de Apoio (OBS, Pro) - Presencial  14:30  1 h
6-dez  terça-feira Produção de filmes educativos - Educast  11:00  1 h
7-dez  quarta-feira Estúdio OBS - Produção Autónoma de Filmes  14:30  1 h
9-dez  sexta-feira Blackboard - Pautas  14:30  1 h
 
12-dez  segunda-feira Produção de filmes educativos - Educast  14:30  1 h
13-dez  terça-feira Blackboard - Pautas  11:00  1 h
14-dez  quarta-feira Infraestruturas de Apoio (OBS, Pro) - Presencial  14:30  1 h
15-dez  quinta-feira Blackboard - Pautas  11:00  1 h
16-dez  sexta-feira Estúdio OBS - Produção Autónoma de Filmes  14:30  1 h

 

Blackboard geral 

  • Apoio geral/esclarecimento de dúvidas ao uso da Blackboard
Submissão de trabalhos e análise com SafeAssign

  • Criar trabalho
    • Configurações
    • Deteção de plágio - SafeAssign
  • Avaliar trabalho
    • Verificar deteção de plágio - SafeAssign
Como criar testes online

  • Tipos de testes
  • Criar um teste
    • Tipos de pergunta
  • Boas práticas
    • Definições do teste
    • Feedback ao aluno
    • Banco de testes
Gerir a Pauta e analisar relatórios de testes

  • Pautas de Notas
    • Avaliação 
    • Gerir colunas
  • Análise do teste (relatórios de análise de perguntas/respostas) 
  • Gerir informação de um teste
Criar espaços colaborativos de Grupo

  • Criar grupos
  • Ferramentas
    • Fóruns
    • Videoconferência
    • Partilha de ficheiros
    • Submissão de trabalho de grupo


Criar exercícios de avaliação entre pares

  • O que é e como funciona a “Avaliação entre pares”
    • Como criar uma “Avaliação entre pares”
    • Como criar perguntas numa “Avaliação entre pares”
    • Como criar critérios numa pergunta numa “Avaliação entre pares”
  • Aluno
    • Realizar uma “Avaliação entre pares”
    • Avaliar uma “Avaliação entre pares”
  • Gestão de uma “Avaliação entre pares”
Blackboard Collaborate ULTRA

  • Aceder e criar uma sessão (definições globais)
  • Introdução às ferramentas da BBCU
    • Comunicar (gestão de utilizadores e chat)
    • Partilhar conteúdos (quadro branco, ecrã e ficheiros)

 


Dicas para a transformação digital
Dicas para a transformação digital


Ao realizar sessões mediadas por tecnologias, recomendamos que considere as seguintes questões de modo a ter e proporcionar a melhor experiência possível aos seus estudantes:

 

·      Não transmita aulas teóricas online

·      Redesenhe a “aula”

o   Organize o espaço virtual na plataforma

.  Por semanas, aulas, temas, tópicos

.  Defina um guião do estudante, de modo a que ele saiba o que se espera que ele desenvolva, especificando os objetivos, e definindo o funcionamento do contexto online

.  Diversifique os elementos de estudo, usando:

·      Leituras

·      Vídeos (5-6min de apresentação/ explicação)

·      Áudios (curto)

·      Atividades/ tarefas (individuais e de grupo)

·      Discussões (fórum interpares)

·      Avaliações e autoavaliações (testes de correção automática, redações)

.  Dê feedback estando “presente” e despoletando a discussão nos espaços criados para o efeito.

 

o   conceba uma sequência de aprendizagem, de modo a facilitar a sua produção, por exemplo:

.  Apresentação > leitura recomendada + fórum de discussão > tarefa > feedback;

.  Tarefa > conteúdo > fórum + videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

.  Vídeo de apresentação + conteúdo > fórum > auto-avaliação > videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

.  Vídeo curto + conteúdos de suporte > tarefa > fórum + videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

 

 

o   Fragmente (dimensão e duração) os conteúdos de modo a possibilitar uma melhor aquisição e um melhor acesso. No caso de apresentações em vídeo, procure não ultrapassar os 5 min de gravação, dividindo os conteúdos por tópicos;

o   Evite documentos volumosos para a rede (vídeos, imagens de alta resolução);

o   diversifique o uso de ferramentas e conteúdos;

o   favoreça a flexibilidade, reduzindo os momentos síncronos (videoconferência), e fazendo uso de comunicação assíncrona - fóruns.

o   Use os momentos síncronos para humanizar

 

 

 


  © 2024, Universidade do Minho