Universidade do MinhoUnidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação    
 
  Universidade do Minho
www.usaae.uminho.pt
 
imprimir   fechar
 

Photo by Georgie Cobbs on Unsplash

No contexto do desafio criado pela impossibilidade de ministrar aulas presenciais, devido ao COVID-19, vimos compilar neste espaços um conjunto de ferramentas, tutoriais e manuais de apoio à adoção de um ensino mediado por tecnologias.

Esta área do site do USAAE estará em permanente atualização, procurando prover de ferramentas de apoio docentes e estudantes.  

o Centro IDEA, também disponibliza um novo espaço, o IDEAdigital, que apresentará sugestões para informar e inspirar todos os que viram as suas atividades letivas presenciais interditas, isto em adição ao seu blogue e às recém-criadas páginas nas plataformas Facebook e Twitter, onde disponibliza materiais diversos difundindo soluções, boas práticas da UMinho e de outras universidades e convidando à partilha de experiências e de conteúdos relevantes.

Agradecemos contributos para o nosso endereço de suporte (suporte@usaae.uminho.pt).



Dicas para a transformação digital


Ao fazer realizar sessões mediadas por tecnologias, recomendamos que considere as seguintes questões de modo a ter e proporcionar a melhor experiência possível aos seus estudantes:

 

·      Não transmita aulas teóricas online

·      Redesenhe a “aula”

o   Organize o espaço virtual na plataforma

.  Por semanas, aulas, temas, tópicos

.  Defina um guião do estudante, de modo a que ele saiba o que se espera que ele desenvolva, especificando os objetivos, e definindo o funcionamento do contexto online

.  Diversifique os elementos de estudo, usando:

·      Leituras

·      Vídeos (5-6min de apresentação/ explicação)

·      Áudios (curto)

·      Atividades/ tarefas (individuais e de grupo)

·      Discussões (fórum interpares)

·      Avaliações e autoavaliações (testes de correção automática, redações)

.  Dê feedback estando “presente” e despoletando a discussão nos espaços criados para o efeito.

 

o   conceba uma sequência de aprendizagem, de modo a facilitar a sua produção, por exemplo:

.  Apresentação > leitura recomendada + fórum de discussão > tarefa > feedback;

.  Tarefa > conteúdo > fórum + videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

.  Vídeo de apresentação + conteúdo > fórum > auto-avaliação > videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

.  Vídeo curto + conteúdos de suporte > tarefa > fórum + videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

 

 

o   Fragmente (dimensão e duração) os conteúdos de modo a possibilitar uma melhor aquisição e um melhor acesso. No caso de apresentações em vídeo, procure não ultrapassar os 5 min de gravação, dividindo os conteúdos por tópicos;

o   Evite documentos volumosos para a rede (vídeos, imagens de alta resolução);

o   diversifique o uso de ferramentas e conteúdos;

o   favoreça a flexibilidade, reduzindo os momentos síncronos (videoconferência), e fazendo uso de comunicação assíncrona - fóruns.

o   Use os momentos síncronos para humanizar

 

 LEIA



 


  © 2024, Universidade do Minho