Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
home
mapa do site
contactos
   
  imprimir
 

Photo by Georgie Cobbs on Unsplash

No contexto do desafio criado pela impossibilidade de ministrar aulas presenciais, devido ao COVID-19, vimos compilar neste espaços um conjunto de ferramentas, tutoriais e manuais de apoio à adoção de um ensino mediado por tecnologias.

Esta área do site do USAAE estará em permanente atualização, procurando prover de ferramentas de apoio docentes e estudantes.  

o Centro IDEA, também disponibliza um novo espaço, o IDEAdigital, que apresentará sugestões para informar e inspirar todos os que viram as suas atividades letivas presenciais interditas, isto em adição ao seu blogue e às recém-criadas páginas nas plataformas Facebook e Twitter, onde disponibliza materiais diversos difundindo soluções, boas práticas da UMinho e de outras universidades e convidando à partilha de experiências e de conteúdos relevantes.

Agradecemos contributos para o nosso endereço de suporte (suporte@usaae.uminho.pt).



Dicas para a transformação digital


Ao fazer realizar sessões mediadas por tecnologias, recomendamos que considere as seguintes questões de modo a ter e proporcionar a melhor experiência possível aos seus estudantes:

 

·      Não transmita aulas teóricas online

·      Redesenhe a “aula”

o   Organize o espaço virtual na plataforma

.  Por semanas, aulas, temas, tópicos

.  Defina um guião do estudante, de modo a que ele saiba o que se espera que ele desenvolva, especificando os objetivos, e definindo o funcionamento do contexto online

.  Diversifique os elementos de estudo, usando:

·      Leituras

·      Vídeos (5-6min de apresentação/ explicação)

·      Áudios (curto)

·      Atividades/ tarefas (individuais e de grupo)

·      Discussões (fórum interpares)

·      Avaliações e autoavaliações (testes de correção automática, redações)

.  Dê feedback estando “presente” e despoletando a discussão nos espaços criados para o efeito.

 

o   conceba uma sequência de aprendizagem, de modo a facilitar a sua produção, por exemplo:

.  Apresentação > leitura recomendada + fórum de discussão > tarefa > feedback;

.  Tarefa > conteúdo > fórum + videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

.  Vídeo de apresentação + conteúdo > fórum > auto-avaliação > videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

.  Vídeo curto + conteúdos de suporte > tarefa > fórum + videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

 

 

o   Fragmente (dimensão e duração) os conteúdos de modo a possibilitar uma melhor aquisição e um melhor acesso. No caso de apresentações em vídeo, procure não ultrapassar os 5 min de gravação, dividindo os conteúdos por tópicos;

o   Evite documentos volumosos para a rede (vídeos, imagens de alta resolução);

o   diversifique o uso de ferramentas e conteúdos;

o   favoreça a flexibilidade, reduzindo os momentos síncronos (videoconferência), e fazendo uso de comunicação assíncrona - fóruns.

o   Use os momentos síncronos para humanizar

 

 LEIA



 


 
© Universidade do Minho - 2024 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por USAAE Símbolo de Acessibilidade na Web D.